Depois do Trump ameaçar destruir a Coreia do Norte em seu discurso na ONU e fazer deboche de Kim Jong-un (descrevendo-o como um ´Homem Foguete´ indo em uma missão suicida), o ditador na Coreia do Norte, em discurso direto, cunhou Trump de ´dotard´ (basicamente, ´um homem velho e idiota´) e ´mentalmente insano´, e prometeu que iria responder com fogo às ameaças “rudes e sem sentido” do presidente norte-americano.
Segundo especialistas, é a primeira vez que um líder norte-coreano faz um discurso direto para uma audiência internacional, o que significa que o acontecimento precisa ser visto com preocupação e cautela. Além disso, o Ministro do Exterior da Coreia do Norte alertou que Pyongyang poderia testar uma Bomba de Hidrogênio (1) no Oceano Pacífico por causa da ameaça proferida na ONU.
Depois da resposta, Trump escreveu no Twitter: “Kim Jong-un, este o qual é obviamente um louco que não se importa em matar seu povo ou deixá-lo passando fome, será testado como nunca antes foi!”.
Nessa troca de ameaças e insultos, o Ministro do Exterior russo, Sergi Lavrov, entrou no meio e disse que é preciso calma entre “os dois cabeças quentes”. E adicionou: “Sim, é inaceltável ver em silêncio as aventuras miltares do programa nuclear norte-coreano, mas é também inaceitável iniciar uma guerra na península coreana. Junto com a China nós iremos continuar tentando alcançar uma solução razoável para o problema e não uma emocional como quando crianças no jardim de infância começam a brigar e ninguém consegue pará-los.”
(1) Para saber o que é uma Bomba de Hidrogênio, a mais poderosa arma nuclear já produzida pela humanidade, acesse o artigo: https://goo.gl/sn9yux
Curta a página do projeto SaberAtualizado, um dos melhores veículos de jornalismo científico no Brasil!
Referências:
1 http://www.bbc.com/news/world-asia-41369329
2. http://www.bbc.com/news/world-asia-41357315
3. twitter.com/realdonaldtrump
4. https://www.nytimes.com/topic/destination/north-korea
Fonte: https://www.facebook.com/VamosFalarDeHistoria/?
Fotos: Internet
Deixe uma Resposta