Ceilândia: População começa a despertar para a criação do CEIPARQUE

11111111111111111111111111bannerJK1

Diferentemente de Taguatinga e Samambaia, que dispõem do Taguaparque e o Parque Três Meninas, respectivamente. Ceilândia no Distrito Federal tem o seu traçado urbano raros espaços coletivos arborizados que se destinam a promoção do lazer, a qualidade de vida e a ecologia. A população da cidade convive historicamente com a falta de uma arborização planejada e, além disso, sua gente convive com a falta de acesso e espaços que possibilitem o convívio social coletivo para a prática do esporte, do lazer, do entretenimento, da recreação com a predominância de elementos naturais, principalmente com cobertura vegetal visando à promoção da educação ecológica da população.

   99999999999999999999999tag

A cidade que é uma dos berços da diversidade e das diferenças existentes nos “brasis” que conhecemos quer mostrar que é possível mudar esse momento da tão delicada e desenfreada ocupação urbana que impermeabiliza o solo e provoca falta de água. Sendo o que é, há os que afirmam que o Distrito Federal, sede da capital do Brasil, sem Ceilândia, seria um quadradinho incompleto. Pode-se afirmar isso sem nenhum exagero. Ceilândia fica a 26km do Plano Piloto, é uma cidade multifacetada, multicultural e pujante. Lá diferentemente dos traços do arquiteto, o Plano Piloto, há esquinas, praças, botecos, feiras, becos, lugares inusitados, improvisados, e há ainda uma diversidade cultural e artística premiada.

Além disso, a cidade comporta uma população de 489 mil moradores que diariamente fazem de Ceilândia um grande espaço inventivo e histórico. O mais interessante de toda essa história coletiva, são seus orgulhosos moradores que protagonizam suas lutas de superação e se sentem partes do enredo histórico da CEI – Campanha de Erradicação de Invasões e da Lândia( a cidade).

9999999999999999999999 park

Os que nasceram na maior cidade do DF em população e a mais extensa em área urbana: 230km2, ou os que vieram para fundar e construir suas histórias na cidade sempre conviveram com a falta de áreas com jardins, praças arborizadas, parques e áreas verdes com dimensões significativas que contassem com a predominância de elementos naturais, principalmente cobertura vegetal que possibilitassem o lazer, a recreação coletiva, vivencial, urbana e ecológica para a população.

9999999999999999999999999 cei

Ceilândia sempre padeceu do objetivo de sua origem, ser uma cidade dormitório e em sendo assim sua população teve sempre que buscar o lazer em espaços longe do seu traçado urbano. Um dos indicativos desse direcionamento é fácil de identificar, basta ver a existência de algumas avenidas onde as construções das moradias coletivas foram feitas com os fundos virados para as frentes das avenidas.

Com nunca se satisfez com esse direcionamento sua gente subverteu a ordem estabelecida e vem dia a dia transformando a cidade e mudando o destino de dormitório para uma cidade que já emprega hoje mais de 40% da sua população, economicamente ativa, no comércio local. Fazendo do empreendedorismo uma marca vibrante, além de uma vida noturna movimentada, demonstrando que a população quer mais e não aceita viver e conviver um aglomerado incompleto.

9999999999999999999999999999999p

Fruto da histórica Campanha de Erradicação de Invasão (CEI) criada no fim dos anos 1960 e início de 1970, Ceilândia além de lutar diariamente para virar o jogo em vários aspectos do seu planejamento urbano e social é impressionante que a cidade até os tempos atuais não dispõe de parques vivencial e urbano em funcionamento que possibilitem a população a garantia do direito a promoção da qualidade de vida e o convívio social oportunizado pela prática: do esporte, do lazer, da recreação, do entretenimento conjugados em áreas verdes para a promoção da educação e a conscientização ecológica da sua gente.  De posse desses propósitos cidadãos e cidadãs ceilandenses começam a se organizarem para sensibilizarem a população em geral para se unirem em torno de um Movimento pela Criação e Implantação do Parque Recreativo e Urbano de Ceilândia – CEIPARQUE. A primeira ação será lutar pela destinação da àrea(foto) localizada as margens da via de ligação Ceilândia-Samambaia.

9999999999999999999999cei

Os objetivos do movimento é fortalecer e agregar ações pela implantação de espaços coletivos que se destinem a promoção da qualidade de vida, a saúde e o combate a violência por meio da disponibilização de espaços que promovam o convívio social coletivo da população tendo como elementos a prática do esporte, do lazer, do entretenimento e da recreação com predominância de elementos naturais e principalmente com cobertura vegetal visando o despertar do ceilandense para a promoção e o fortalecimento da educação ecológica.

Serviço:

Quer se juntar ao movimento CEIPARQUE: https://www.facebook.com/ceiparque/ ou Hasteg: #ceiparque

Fotos: Internet

CSS

Add your Biographical Info and they will appear here.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *