Curso de Banda de Pífanos com Raul do Pife

11111111111111111111111111bannerJK1

O curso de Banda de Pífanos destina-se a apresentar o universo da cultura popular por meio da prática de instrumentos e danças tradicionais do nordeste do Brasil. Feito para crianças, jovens e adultos, iniciantes, permite o desenvolvimento da musicalidade de forma lúdica, prática e intuitiva, por meio de brincadeiras e do contato com os instrumentos tradicionais.

2222222222222222222222

As aulas, sendo coletivas e com duração de 1h20min, são baseadas na tradição da oralidade e na relação mestre-aprendiz, conforme se apresenta e se pratica os ritmos das bandas de pífanos, suas melodias e danças tradicionais, e, ao final do semestre, realiza-se uma apresentação com os alunos para mostrar o que estes aprenderam durante o curso. O curso acontece na Sociedade Brasileira de Eubiose, de 03 de abril a 30 de junho

O PÍFANO

Um dos instrumentos mais antigos de que se tem notícia, sendo que no Brasil foi encontrado um fóssil deste instrumento datado de 2.000 anos. Fabricado com os mais diversos materiais, como bambu, pvc, alumínio e até ossos, é tocado a milênios nos diversos continentes. No Brasil, do encontro das três raças e suas formas de tocar o pífano, temos notícias de que desde meados do século XVIII essa formação composta de duas flautas e um conjuntos de percussões era convidada para tocar em eventos públicos, como procissões religiosas e inauguração de monumentos, além dos tradicionais forrós por noite adentro.

As bandas de pífanos se tornaram manifestação primordial para a vida cultural nordestina, sendo que apenas em Pernambuco foram catalogadas atualmente mais de 50 dessas bandas. São também conhecidas como Terno Esquenta Muié, Banda de Couros, Zabumbas, Cabaçais e até Quebra Resguardo, devido à sua sonoridade aguda e dissonante.

22222222222222222

Nesta oficina, os alunos são introduzidos a este cenário da cultura popular brasileira, suas histórias e brincadeiras, aprendendo a tocar o pífano e os ritmos tradicionais baião, xote, frevo, xaxado e marcha, tão marcantes nas músicas imortais de Luiz Gonzaga. Os instrumentos de percussão, que são a zabumba, o contra-surdo, a caixa de esteira e os pratos, acompanhados do pandeiro, triângulo, ganzá, também são apresentados junto às danças tradicionais como o Caboré e o Trancelim.

O PROFESSOR

O curso é realizado por Gabriel Raposo, ou “Raul do Pife”, que começou a estudar música em sua cidade natal, Sete Lagoas –MG, aos 9 anos de idade, tocando clarinete em retretas e tocatas na banda de música local. Aos 14 anos, ingressou na Orquestra Sinfônica e Jazz Band do Conservatório de Música Cora Pavan Capparelli em Uberlândia-MG, prosseguindo os estudos em música. Em 2014, começou a pesquisar etnomusicologia no curso de Antropologia da Universidade de Brasília e a estudar pífano com o Mestre Zé do Pife, no ambiente natural, sob as árvores e jardins desta universidade. Em 2016, já participando de oficinas e excursões com o Mestre, cria o Curso de Extensão Bandas de Pífano, inserindo a prática de cultura popular na universidade para o público brasiliense. Em 2017, com Fernando Carvalho, percorre de bicicleta os estados nordestinos pelo Projeto CicloPife, fortalecendo laços com os mestres de cultura popular e ministrando oficinas em comunidades tradicionais. Atualmente, proporciona práticas de cultura popular pelo Ponto de Cultura Casa do Pife, no bairro Vila Planalto, em Brasília, e dá aulas para crianças, jovens e adultos.

REQUISITOS
. Nível iniciante

MATERIAL INCLUSO
Instrumentos, Pífano, Zabumba, Contra-surdo, Caixa de Esteira, Pratos, Pandeiro, Triângulo, Ganzá

RITMOS
Baião, Forró dobrado, Xote, Frevo, Marcha

DANÇAS TRADICIONAIS
Trancelim, Caboré

DIAS E HORÁRIOS
Turma A – Crianças de 9 a 14 anos
4as e 6as feiras – 10:00 às 11:20
Turma B – A partir de 15 anos
3as e 5as feiras – 15:00 às 16:20

PERÍODO DOS CURSOS
03 de Abril a 30 de Junho de 2018

DURAÇÃO: 32 horas

INVESTIMENTO
3x de R$240,00 ( mensalidade)
*Desconto no valor à vista até 26/03: R$600,00

VAGAS LIMITADAS

LOCAL
Sociedade Brasileira de Eubiose
Lote C, L2 Norte, Sgan 603 – Asa Norte, Brasília.

INSCRIÇÕES
contato@musicaeculturabrasileira.com.br

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Whatsapp: (61) 981039095
E-mail: gabriel-raposo@hotmail.com

CSS

Add your Biographical Info and they will appear here.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *