Apoena: Reggae brasiliense para ouvir e enxergar além do que se vê

11111111111111111111111111111111111111111111111

Apoena Ferreira Santos, Cantor, Arte Educador, Compositor e Percussionista, nasceu em 11 de Junho de 1985 na cidade de Brasília – DF. Filho da assistente social do Piauí Cleonice de Sousa Ferreira Santos e do aviador da Funai o Maranhense Luiz Armando Marinho Santos, dentro da sua família sempre teve a forte influência da Música Brasileira de Raiz e para contar a sua história é importante mencionar seus tios Clodo, Climério e Clésio sua primeira referência musical pois são cantores e compositores Nordestinos da Música Brasileira que tiveram suas músicas regravadas por grandes nomes como: Tim Maia Dominguinhos, Fagner, Nara Leão e Simone. A Música sempre esteve presente nos encontros e celebrações de seus parentes, alguns de seus primos também são músicos e de maneira natural todo esse legado e herança musical serviu de matéria prima para a construção da sua concepção artística e incentivou sua escolha de trabalhar com a música.

Nos anos 90 através dos discos e fitas K7 de seus irmãos, conheceu a música e a genialidade de artistas como Peter Tosh, Bob Marley, Bunny Weiler, Dennis Brown, Freddie McGregor, Alpha Blondy, Burning Spear, Edson Gomes, Tribo de Jah, Natiruts, Gog, Japão, Viela 17, Câmbio Negro, Alibi, Cirurgia Moral, Mv Bill, RzO, Sabotage e Racionais, que despertaram nele uma consciência crítica e um desejo de escrever suas próprias canções.

Em 2001 fundou juntamente com seu amigo Dudulino a banda Rastafire (que posteriormente passou a chamar-se Terra Prometida) e apresentou-se profissionalmente pela primeira vez na cidade de Pirenópolis GO, dando início a sua carreira como cantor, arte- educador, compositor e percussionista. (OMB 8384)

111111111111111111111111111

No ano seguinte participou do grupo de música judaica “Kavanah” na percussão fazendo diversas apresentações em festas, congressos, encontros e celebrações dentro e fora de Brasília. Através de seu envolvimento com a música e cultura judaica em 2003 fez sua primeira viagem internacional para Israel, onde participou do SAREL ( Programa Diplomático criado pelo Exército Israelense para incentivar o turismo internacional). Durante o período de um mês e uma semana trabalhou na parte de comunicação e rádio do Exército de Israel, construindo capacete de fone e escuta. Ao final do programa após o seu regresso ao Brasil, profundamente transformado por sua experiência naquele país, Apoena sentiu-se motivado a escrever suas letras e passou a entender melhor sua vocação e identidade musical, ficando mais claro e significativo o conceito do seu trabalho.

De 2004 até 2007 Apoena fez vários show e apresentações mas a ênfase maior foi nos ensaios e na estruturação dos arranjos para a gravação do seu primeiro CD.

Em 2008 Participou da Primeira Semana de Extensão da UNB, no Campus de Ceilândia e tocou também na “Noite Cultural do T-Bone”, na Comercial da 312 Norte evento promovido por Luiz Amorim do Açougue Cultural T-Bone.

333333333333333333333333

Percebendo a necessidade de registrar e apresentar um material fonográfico de qualidade, criou juntamente com um grupo de amigos um coletivo de gravação e produção independente, que ofereceu suporte para suas bandas e dessa forma surgiu o: Semente Prometida Produções ( Nome que se deu a partir da junção dos músicos da Banda Terra Prometida ( DF ) e da Banda Reggae a Semente (DF) nessa mesma gravadora).

No ano de 2009 Apoena Ferreira tocou em vários eventos e programas sociais no Distrito Federal, viajando e divulgando seu trabalho por diversas cidades do Brasil.

Em 2010 lançou com Banda Terra Prometida o cd “Nos dias de Hoje” onde trabalhou exercendo as funções de cantor, compositor, percussionista e assistente de mixagem.

Apoena Ferreira com sua Banda Terra Prometida ganhou o Festival de Música Popular de Samambaia com a música “Nos Dias De Hoje“, recebendo os prêmios de “Melhor Arranjo” e “Melhor Música”.

11111111111111111111111111bannerJK11

Através do “Semente Prometida” foram realizados eventos, produções musicais e diversas ações sociais. Afim de melhor organizar essas ações e com o aumento das demandas do serviço de gravação, foi necessário desassociar o nome das bandas do nome da gravadora, dessa forma Apoena sugeriu chamar o coletivo de Unidade 76 Records. (baseado no número da sala que era alugada como estúdio pelas bandas). Ainda em 2010 juntamente com sua esposa Jocilaine e outros quatro amigos deu início ao grupo “Dialeto Sound Crew”, um projeto musical revolucionário no formato DJ e vozes, que tem a influência da Cultura do Sound System e do Hip-Hop.

Em Julho de 2010 Apoena realizou sua primeira ação na Rodoviária do Plano Piloto em Brasília para a gravação de um clipe da banda Terra Prometida. Essa ação deu início ao conceito do evento “Estação Central” que teve suas primeiras edições produzidas com o apoio de Wallyson Carvalho, Renato Contaifer, Loja Exodus e do Caminho da Graça.

Em 2011 com o seu grupo Dialeto Sound Crew  e a parceria da loja Exodus, Apoena Ferreira idealizou o Projeto “Open Mic” (no Setor de Diversões Sul – Conic ) realizando 14 edições do evento, com entrada gratuita e uma política democrática inclusiva, dando oportunidade para os artistas locais e agregando várias vertentes das culturas urbanas. O evento é referência para artistas da cidade e representa o início da carreira musical para muitos Mc’s do Distrito Federal.

No ano de 2012 Apoena retoma as atividades do Estação Central e a partir da quinta edição o evento contou com o incentivo do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), possibilitando o lançamento de 3 Albuns e dando continuidade a ideia de levar cultura, arte e informação para os trabalhadores, rodoviários e comerciantes. Desde a fundação do projeto Apoena trabalhou exercendo um papel fundamental como músico, apresentador e produção executiva.

Em 2018 Apoena Ferreira fez apresentações em Saraus e Movimentos Culturais nas cidades satélites de Ceilândia ( Espaço Cultural Filhos do Quilombo), Recanto das Emas (Sarau Ubunto) Taguatinga ( Ocupação do Mercado Sul e no Espaço “Isso Aqui é DF”) e São Sebastião (Reggae na Praça) Asa Norte (Toca 55). O EP “Tesouro Inestimável” é um trabalho temático baseado nessas adaptações das minhas Letras nos Clássicos Instrumentais de Produtores Jamaicanos com Vozes gravadas, mixadas e masterizadas por Leandro Morgado “DJ LM” vem sendo divulgado pelas mídias especializadas no gênero e sendo super bem aceito pelo público em geral.

222222222222222222222222222222222222222

Até o final deste ano está previsto o lançamento de seu segundo trabalho solo “Multiverso”. O Álbum está sendo produzido gravação, mixagem e masterização por Eduardo Neves Pereira “Dudulino”

Agitador Cultural nato, Apoena é membro do Grupo Legado Capoeira Raiz e Tradição e do Movimento “Viva Arte” onde também é militante de causas sociais e já fez vários trabalhos como Arte-Educador dentro das Unidades de Internação do DF como o CIAGO de Santa Maria ( Semana da Educação para Vida), Recanto das Emas e Gama,cantando e desenvolvendo trabalhos de musicalização e ressocialização como orientador de canto e auxiliando na captação de áudio do projeto.

55555555555555555555555555

Todo acervo musical e biografia de Apoena Ferreira Santos pode ser encontrado nos links:www.soundcloud/apoenaferreira. www.soundcloud/terraprometida , www.soundcloud/dialetosouncrew

Ouça e saiba mais: 

https://www.youtube.com/watch?v=rylHis6Zzpw&list=PL3TRuUqbjfur0jlcfEoboQHL0UHIdYmae&index=5

CSS

Add your Biographical Info and they will appear here.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *