O que fazer com os exageros cometidos nas férias? Confira dicas para desintoxicar

JK_shopping_Happy_Hour_agosto_banner_superior_noticia-1 (3)

Que atire a primeira pedra quem nunca deu aquela exagerada na comilança das festas de fim de ano durante as ferias. Ceias, confraternizações, férias, viagens… Não há foco que resista. De acordo com um estudo publicado em 2016 pelo New England Journal of Medicine, as pessoas engordam uma média de 2 kg do início de dezembro até o fim de janeiro. Mas nada de desespero! Existem diversas maneiras de conseguir de volta o shape conquistado ao longo do ano.

11111111111111111111111

De acordo com o nutricionista Daniel Novais, uma delas é apenas voltar normalmente à sua rotina de alimentação balanceada e exercícios físicos. “É normal sair um pouco da linha neste período de fim do ano. Mas se você é uma pessoa que mantém hábitos saudáveis ao longo do ano, é só voltar à rotina que o seu corpo e seu organismo vão se readaptar rapidamente”, explica.

Tasty colorful fresh homemade smoothies in glass jars on wooden

Para facilitar, o especialista recomenda tentar não enfiar 100% o pé na jaca nas férias. “Mesmo dando umas escapadas, se você puder escolher se alimentar o melhor possível, se hidratar bastante e fazer algum exercício nesse período, as perdas são menores”, garante. Porém, se mesmo assim você prefere fazer um detox para dar uma “limpada” e voltar mais rápido, Daniel dá algumas dicas. Vale lembrar que uma dieta detox não deve ser estendida por muito tempo e ser sempre acompanhada por um profissional.

Água, água, água e mais água

“Se hidratar é sempre muito importante, mas se você quer desinchar e desintoxicar, a melhor dica é beber muita água! Ela melhora a circulação, acelera o metabolismo e melhora o fluxo linfático. Com isso, a perda de peso e o detox acontecem com muito mais facilidade, além de melhorar o funcionamento de todo o organismo, incluindo o funcionamento intestinal. O recomendável é tomar pelo menos 2 litros de água por dia”.

Chás

“Alguns chás são ótimos diuréticos e ajudam a eliminar toxinas do organismo. São muito bons para quem retém muito líquido e quer diminuir as celulites. Além disso, alguns deles, como o de hibisco, são ricos em antioxidantes e ajudam na prevenção do envelhecimento da pele. Outros, como o chá verde e o chá branco, contêm cafeína e aceleram bastante o metabolismo, além de dar aquele gás a mais no dia”.

Termogênicos naturais

“Diversos alimentos são naturalmente termogênicos, desde frutas até temperos e bebidas. Eles aumentam a temperatura corporal e aumentam a queima de gordura. Nós encontramos estas propriedades no gengibre, na canela, na pimenta, na maçã, na folha de mostarda, no curry, entre outros itens que podem ser incluídos no cardápio neste período detox”.

Fibras

“As fibras são importantíssimas na alimentação diária, principalmente de quem está querendo uma perda de gordura. Além de regular o funcionamento do intestino e ajudar em possíveis constipações, ela proporciona sensação de saciedade e controla os níveis de glicose no sangue. Vários alimentos são ricos em fibras, como abacate, aveia em flocos, arroz integral, tomate, brócolis, cenoura, beterraba e alho poró”.

Álcool zero

“De dezembro até janeiro nós já costumamos consumir mais bebidas alcoólicas que a  média e o recomendável, certo? Então, já que agora o foco é desintoxicar o organismo, aquela tacinha de vinho pode atrapalhar seus resultados. Geralmente uma dieta detox não dura muito tempo, então que tal esperar o fim desse período para voltar a consumir aquela bebidinha moderadamente?”.

CSS

Add your Biographical Info and they will appear here.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *