A união entre o Forró e o Mamulengo trás as histórias do povo para o palco

JK_shopping_Happy_Hour_agosto_banner_superior_noticia-1 (3)

A cultura popular do Distrito Federal é diversa, com manifestações de todo o Brasil, que compõe esse rico mosaico tradicional da cidade. Entre elas, se destacam o Forró e o Mamulengo, tradições tipicamente nordestinas, que se instalaram no DF desde a sua criação, e que ganham força e identidade própria, reunindo antigas e novas gerações de apreciadores e brincantes. Tanto o Forró quanto o Mamulengo são meios de memória, capazes de contar histórias com afeto e encanto. Seja através das músicas, das danças ou das histórias contadas por meio dos bonecos, a população consegue ir de encontro a suas raízes culturais de forma lúdica e profunda.

888888888888888888888888

A partir dessa percepção surge o projeto Cuia de Mamulengo, que une as brincadeiras de dois tradicionais grupos da cidade: o forró do Caco de Cuia e o teatro de bonecos do Mamulengo Fuzuê. A proposta do Cuia de Mamulengo é apresentar ao público as nossas tradições populares e fortalecer o sentimento de identidade e pertencimento local. O projeto passou por escolas e agora vai para espaços públicos e culturais do Recanto das Emas e Riacho Fundo I e II.  Nesse domingo, 05 de maio, às 11h, o Cuia de Mamulengo estará na Feira dos Agricultores do Monjolo, do Recanto das Emas.

Caco de Cuia

O grupo Caco de Cuia formou-se em 2005, no intuito de pesquisar e difundir a cultura popular brasileira. Vivenciando os ritmos, danças e folguedos populares nacionais, sobretudo da Região Nordeste, local de origem da maioria de seus componentes, o grupo compõe seu vasto repertório, passeando pelo baião, forró, xaxado, xote dentre outros ritmos, procurando manter a qualidade artística de seu trabalho, buscando aprimoramento e o resgate de grandes mestres da nossa cultura como: Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, João do Vale e Dominguinhos, além de investir em composições de artistas brasilienses e composições próprias.

Mamulengo Fuzuê

O grupo Mamulengo Fuzuê é um grupo de teatro popular de bonecos. Teve origem em 2007, a partir da convivência de jovens brincantes e palhaços com mestres e artistas de diversos folguedos e expressões culturais. Desde sua origem, o cortejo dessa família segue Brasil adentro e mundo afora, com 10 anos firmados na memória e identidade, na celebração da vida e na convivência com mestres e mestras de várias regiões do Brasil.

9999999999999999999999999999999999

O projeto Cuia de Mamulengo tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Secretaria de Cultura, Governo do Distrito Federal.

SERVIÇO

Cuia de Mamulengo 05 de maio, domingo, às 11h – Feira dos Agricultores do Monjolo – Recanto das Emas

- 10 de maio, sexta-feira, 12h – Restaurante Comunitário – Riacho Fundo II

- 26 de maio, domingo, 11h – Feira Permanente do Riacho Fundo I

Entrada: Franca
Classificação: Livre

CSS

Add your Biographical Info and they will appear here.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *