Quais são as motivações para a existência da corrupção no Brasil

77777777777777777777777777
Não existe corrupção em si. O que existem são motivações pelas quais a corrupção surge como comportamento. Por isso não basta prender. A punição é fundamental, mas é sempre paliativa, nunca efetiva, pois não combate o processo em que a corrupção emerge como sintoma. Esse processo é produzido e se desenvolve no tempo, na cultura.
Businessman putting money in his pocket
A corrupção no Brasil tem haver com falta de amor, de cuidado, ignorância, baixa autoestima, que são frutos, primeiro, de mais de 500 anos de exploração estrangeira sem nenhum interesse pelas pessoas. Prata, ouro, pau-brasil, café, cana. Depois borracha, minérios, petróleo e tudo mais que esqueço escoados para os portos a custos baixíssimos, alimentando o desenvolvimento além mar, produzindo pelo caminho um povo que pobre ou não mal sabe que é explorado, e que cresce sem identidade, sem real patriotismo.
Europa e  Estados Unidos se desenvolveram nos colocando abaixo e é deprimente que depois de tudo queremos ser como eles. Povo explorado não cria amor próprio, quanto mais sentido de coletividade; aprende a explorar o outro, o próprio país, a si mesmo. O Brasil se mutila porque sempre foi enganado; vende-se porque não se ama. E quem não se ama não se conhece. Por isso estamos aqui, batendo continência. Mais uma vez.
Por: Igor Saraiva, Psicólogo Clínico na empresa Ubuntu Psicologia
CSS

Add your Biographical Info and they will appear here.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *