Reformada, Biblioteca Pública será reaberta no segundo semestre

11111111111111111111111111bannerJK1

Após passar por reparos, a Biblioteca Pública de Brasília, na 312/313 Sul, será devolvida à população. A área de cerca de 600 metros quadrados foi totalmente revitalizada.

Paredes externas da biblioteca receberam grafites no lugar das pichações.
Paredes externas da Biblioteca Pública de Brasília receberam grafites no lugar das pichações. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Os banheiros receberam adaptações de acessibilidade, e a biblioteca ganhou pintura, forros e novas instalações hidráulicas. O espaço agora também conta com área infantil.

No lado de fora, as calçadas foram recuperadas, e grafites substituem as antigas pichações que estavam na fachada do prédio. “Essa é uma forma de comunicação com aqueles que passam por ali, além de valorizar a arte urbana”, define a diretora do Sistema de Bibliotecas Públicas da Secretaria de Cultura, Graça Pimentel.

Foi a maior reforma já feita, desde a inauguração, em 12 de março de 1990.  Em 2011, ele passou por reparos pontuais.

40 milQuantidade de exemplares no acervo da Biblioteca Pública de Brasília

Neste ano, o espaço foi fechado em 6 de março para a equipe guardar e organizar o acervo, além de retirar o mobiliário. Com a conclusão das obras no fim de maio, os gestores aguardam a licitação para compra do novo mobiliário, que será ocupado pelo acervo de cerca de 40 mil exemplares.

“Agora trabalhamos na vistoria e no inventário do acervo para avaliar o que fica e o que sai, e quais obras precisamos adquirir”, adianta a servidora da Cultura. A previsão é que o equipamento público seja reaberto no segundo semestre.

Equipamentos culturais são revitalizados

A reforma custou R$ 298,5 mil, valor que está dentro da licitação de R$ 4,5 milhões feita pela Secretaria de Cultura para recuperar e manter equipamentos culturais como o Museu Nacional e o Memorial dos Povos Indígenas.

Outro que se encontra em obras é o Centro de Dança do Distrito Federal, no Setor Cultural Norte. Iniciada em dezembro de 2015, a reforma está 70% executada, e a previsão é que seja entregue no fim deste semestre. O local foi fundado em 1993 e desativado em 2013.

CSS

Add your Biographical Info and they will appear here.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *